Quero montar um negócio de sucesso e não sei por onde começar: o que fazer?

Todo empreendedor deseja montar um negócio lucrativo, mas, infelizmente, a grande maioria começa a trilhar o caminho do empreendedorismo sem ter muita noção do que é necessário para transformar um sonho em uma empresa de sucesso.

A chave para conseguir é ter um bom planejamento e fazer muita pesquisa! Segundo dados do Sebrae metade das empresas abertas no Brasil fecha as portas antes de completar 4 anos de funcionamento. Isso acontece em função de uma série de dificuldades que os empresários brasileiros precisam enfrentar. A grande maioria não está preparada para elas. Isso demonstra que a falta de pesquisa e planejamento são fatores essenciais para o fracasso de muitos negócios.

Por esta razão, quando um empreendedor vem conversar comigo e diz – Erico, quero montar um negócio, o que posso fazer para fugir desta estatística? – Eu recomendo uma série de passos para blindar a sua empresa contra as adversidades que afetam empreendedores iniciantes.

5 passos para sair do zero e montar um negócio de sucesso

Faça um bom planejamento financeiro: a falta de um plano financeiro detalhado é uma das principais causas de mortalidade das empresas. Quando o empreendedor deixa o equilíbrio das contas de lado, corre um sério risco de prejudicar o seu negócio sem ao menos saber o que que está acontecendo.

Pense no diferencial do seu negócio: em um mercado tão acirrado é difícil conquistar o seu espaço sem oferecer algum diferencial para os seus clientes. Mais importante do que pensar sobre quais produtos e serviços ofertar, você deve ter em mente qual é o valor que você levará para a vida das pessoas, em como o seu negócio irá fazer a diferença.

Trace estratégias de curto, médio e longo prazo: outro passo importante é saber, com detalhes onde você quer chegar com o seu negócio e criar um plano de ação para atingir os seus objetivos. É muito importante que você tenha em mente quais são as metas menores, de curto prazo, e os grandes objetivos para períodos maiores, sempre indicando quais serão as ações para cada um.

Construa um bom relacionamento com seu cliente: o cliente é a alma do seu negócio, por isso é fundamental que você cultive um relacionamento saudável com ele desde o início da sua empresa. Criar conteúdo, interagir com fãs nas mídias sociais e manter os canais de comunicação abertos são formas construtivas de manter a relação empresa/cliente mais saudável.

Faça um monitoramento constante dos seus resultados: pesquisar, monitorar e analisar os cenários interno e externo que permeiam a sua empresa são fatores fundamentais para que você possa ter uma postura condizente com o mercado. É importante ter controle sobre os fatores internos da sua empresa e ciência sobre os externos, ficando atento às oportunidades e ameaças que rondam o seu negócio.

Créditos: Ignição Digital

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