Dicas de Marketing Digital para Startups

O Marketing Digital ajuda no lançamento e posicionamento de um negócio de forma barata, eficaz e mensurável — tudo o que uma startup precisa. Mas não se engane: é preciso saber o que, quando e como fazer para colher frutos dessa estratégia.

O marketing é uma poderosa ferramenta para startups, já que não apenas ajuda no lançamento e posicionamento do negócio, mas também em seu desenvolvimento e crescimento. No caso do Marketing Digital, ele é ainda mais relevante por ser mais barato, mais efetivo e mais mensurável — tudo o que uma startup em crescimento precisa.

Mas não se engane: é preciso saber o que fazer, quando fazer e como fazer para colher os frutos esperados dessa estratégia. Para ajudar nessa tarefa, trazemos 8 dicas de Marketing Digital para startups. Vai perder?

1. Produza conteúdo interessante

Se você faz parte de uma startup chegando ao mundo dos negócios, provavelmente tem muito a dizer sobre o panorama do mercado.

Então por que não transformar essa questão em um conteúdo altamente interessante e relevante para o seu público-alvo?

Apoiar-se no Marketing de Conteúdo é uma ótima opção para gerar posicionamento, engajamento e autoridade para sua startup. Além disso, é uma opção mais em conta: pesquisas revelam que o Marketing de Conteúdo atrai 4x mais visitas em seu site e 5x mais Leads.

O que isso significa na prática? Que com conteúdo de valor para sua audiência você atrai mais oportunidades de negócio, consegue novos clientes e atinge a tão esperada escalabilidade, o sonho de toda startup.

2. Não se prenda a um único tipo de conteúdo

Investir no Marketing de Conteúdo não significa ficar preso somente a produzir blog posts sobre diferentes assuntos. É claro que eles são parte importante de uma estratégia de conteúdo bem-sucedida, mas o que não faltam são opções de formatos.

Um whitepaper pode ser perfeito para você apresentar um estudo de caso, enquanto um eBook é ideal para oferecer um guia inicial ou completo sobre algum assunto que você domina.

Já os vídeos vêm para suprir uma demanda cada vez maior por parte dos usuários, que também desejam consumir um bom conteúdo em formato audiovisual.

Ao investir na ideia de multimídia, sua startup consegue atingir um público muito mais amplo! Com isso, você ganha uma nova audiência e aumenta (e muito) sua visibilidade e suas oportunidades de negócios, algo muito valioso para qualquer startup.

3. Não se esqueça da persona!

O que faz um conteúdo ser interessante não é a quantidade de palavras que ele tem ou de minutos que leva para ser consumido, mas sim quais informações traz e em que momento traz isso.

Para oferecer conteúdo útil no momento adequado, é fundamental conhecer quem é a sua persona e mantê-la sempre em foco para orientar a sua estratégia de marketing e produção de conteúdo de maneira geral.

Antes mesmo de começar a colocar qualquer coisa em prática, defina quem é a pessoa que você deseja atingir, quais são as dores e problemas que ela possui e como a sua startup pode ajudar com isso.

Com esse tipo de atuação direcionada, fica mais fácil criar campanhas que ressoem junto ao seu público, que agreguem valor e que ofereçam justamente a diferenciação e autoridade que você deseja para o seu negócio.

Também é com foco na persona que você poderá criar campanhas segmentadas e produzir conteúdo que esteja de acordo com cada etapa do funil de vendas, por exemplo.

4. Faça esse conteúdo ser encontrado

Produzir o conteúdo é obviamente importante, mas, se a pessoa que mais interessa não chegar a ler ou assistir ao que você produziu, seus esforços e investimentos terão sido desperdiçados, certo?

Para evitar que isso aconteça, é fundamental investir na otimização do conteúdo — ou seja, você deve aplicar as já consagradas técnicas de SEO no site e blog da sua startup.

Ao tornar o conteúdo amigável e otimizado para os motores de busca, você consegue uma posição melhor nas buscas orgânicas, o que gera mais tráfego, mais interesse, mais engajamento e, no final, mais negócios.

5. Encare o Email Marketing como um aliado

Talvez você ouça por aí que “o email está morto”, já que há novas formas de comunicação e interação — como as redes sociais, por exemplo.

Mas a verdade não poderia ser mais diferente. Se você acha que as redes sociais são as ferramentas mais poderosas, espere até saber que o email consegue gerar 40 vezes mais novos clientes do que o Twitter ou o Facebook.

Isso se deve a uma razão muito simples: o email é uma forma de contato direto e pessoal com quem mais interessa: o cliente ou futuro cliente. Mais do que isso, só se você entrar em contato com essa pessoa porque ela demonstrou interesse e ela disser, explicitamente, que está disposta a ouvir o que você tem a dizer.

Criar Landing Pages para a captura de emails em troca de materiais gratuitos e oferecer assinatura de newsletter são duas opções para conseguir aumentar a sua base de contatos de maneira efetiva.

Feito isso, é importante pensar na personalização de mensagens, já que emails personalizados têm 14% a mais de taxa de clique e 10% a mais de taxa de conversão.

Tendo em mente outras boas práticas de envio de Email Marketing, como usar um servidor adequado, você garante uma comunicação ainda mais efetiva, e que gera resultados para a sua startup.

6. Use o poder das redes sociais

Queridinhas dos profissionais de marketing — e dos usuários! — há alguns anos, as redes sociais simplesmente não podem ser ignoradas pela sua startup se o objetivo é fazer uma campanha de marketing de sucesso.

Se o seu público é mais jovem, com certeza a persona da sua startup está nessas redes, mas conseguimos notar uma crescente participação dos usuários de todas as idades nas redes sociais. Elas são uma oportunidade incrível para divulgar os seus serviços, gerar autoridade para sua marca e engajar com a sua audiência.

Mas, afinal, quais são as redes sociais para estar? Facebook é obrigatório? Instagram é o destino certo? Nada disso. As redes sociais certas para se estar são aquelas nas quais o seu público está.

Estatisticamente, sendo a rede social mais usada do mundo, é natural que existam mais chances do seu público estar no Facebook. Apesar disso, as pessoas que você deseja atingir podem estar gastando mais tempo no Twitter ou no Snapchat.

Por isso, é fundamental conhecer sua persona para selecionar as redes certas para investir.

Depois de criar os perfis, não abra mão de utilizar a linguagem adequada para cada canal, inclusive em relação à própria produção de conteúdo.

7. Teste, teste e teste

Testes A/B são testes em que você faz pequenas alterações — como de cor ou texto — em uma campanha, no seu site, blog ou em uma Landing Page, por exemplo, e coloca as duas versões para serem distribuídas a uma audiência estatisticamente relevante. Ao fazer isso, você identifica qual opção (A ou B) tem mais conversões, qual gera mais engajamento e assim por diante.

Para que você consiga sempre os melhores resultados, é fundamental realizar testes A/B em suas ações de Marketing Digital. Um teste A/B em uma cor de botão em uma Landing Page, por exemplo, indica qual cor gera mais Leads para sua startup.

Como fornecem um conhecimento empírico — ou seja, baseado na experiência — você consegue obter informações sobre o seu público que vão muito além dos dados coletados por ferramentas, o que traz inteligência de mercado para a sua startup.

8. Meça, acompanhe e melhore

Taxa de conversão, engajamento, taxa de cliques… todos esses termos — e muitos outros — são métricas ou indicadores de performance responsáveis por mensurar os seus resultados e ações de Marketing Digital.

Basicamente, são eles que dizem o que merece sinal verde para continuar sendo feito e o que deve ser modificado. Por isso, é muito importante fazer essa análise de maneira contínua — para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Antes mesmo de lançar qualquer campanha, estabeleça quais são os objetivos, as métricas e indicadores de performance dessa ação.

Sempre acompanhe esses números e faça as melhorias necessárias. Isso faz com que sua startup se especialize e melhore cada vez mais suas estratégias de Marketing Digital.

Só não vale cair na tentação de usar métricas de vaidade, que servem para inflar o ego da sua startup, mas que não se traduzem efetivamente em resultados — afinal, você quer likes na sua foto do Instagram ou novos clientes?

Agora, é hora de colocar essas dicas em prática! Seguindo essas orientações, você verá que o Marketing Digital aumentará a exposição da sua startup e ajudará a fazer com que ela cresça e se fortaleça no mercado!

Ainda duvida do poder do Marketing Digital? Então aproveite e veja como ele pode diferenciar a sua startup da concorrência!

Esse post foi escrito pela equipe do Saia do Lugar.

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