Atualizações Google: A Internet ainda mais mobile

Duas atualizações do Google anunciadas em agosto de 2016 finalmente chegarão aos servidores mundiais

Exatamente no dia 23 de agosto de 2016, o Webmaster Central Blog publicou um informativo sobre duas novas atualizações que estariam sendo preparadas para entrar em vigor. E o dia 10 do primeiro mês de 2017 foi a data escolhida para que as atualizações passem a valer de forma efetiva até no Brasil.

As duas atualizações possuem um único foco: facilitar o acesso ao conteúdo através de dispositivos móveis, como celulares e tablets – “easily access content on mobile”.

O fim da etiqueta Mobile-friendly

Para o Google, a internet aprendeu a lição de que o mundo é mobile. Aproximadamente dois anos após a implementação, a etiqueta Mobile-friendly deixará de ser exibida nos resultados de busca.

No início de 2015, o Mobilegeddon promoveu uma verdadeira corrida de desenvolvimento para os Webmasters. E hoje, segundo pesquisa do Google, 85% dos sites indexados e exibidos em pesquisas feitas pelo Google em celulares já atendem à demanda Mobile-friendly.

Trata-se de uma verdadeira revolução se considerarmos o pequeno espaço de tempo em que ocorreu.

A luta contra “conteúdos intrusivos”

Com o número de páginas Mobile-friendly crescendo, a quantidade de sites com conteúdo intrusivo também subiu, o que diminui significativamente o fácil acesso ao conteúdo dessas páginas.

Abaixo, estão alguns exemplos de conteúdo intrusivo que passaram a prejudicar o rankeamento de um site ou até levar a uma punição pelo Google:

– Pop-ups que cobrem o conteúdo principal logo após o carregamento da página ou durante a navegação do usuário;
– Imagens ou anúncios que cobrem 100% da página, obrigando o usuário a descartá-lo antes de ter acesso ao conteúdo buscado;
– Imagens ou anúncios que ocupam toda a primeira dobra de um site, forçando os usuários a rolar a página para, então, visualizar o conteúdo

popup-300×181

Fonte: webmasters.googleblog.com

Porém, existem formas de exibição ainda consideradas pelo Google como saudáveis ou, até mesmo, necessárias para alguns sites:

– Pop-ups que cumprem funções legais como cookies, verificadores de Idade e caixas de diálogo de login
– Banners que podem ser fechados facilmente e não ocupam grande parte da página como Banners de Instalação para aplicativo, por exemplo.

banner-300×183

Fonte: webmasters.googleblog.com

Com essas atualizações, o Google dá mais um passo em seu objetivo de oferecer um conteúdo claro e direto a quem pesquisa na internet, independentemente do local em que a busca é feita.

Vale lembrar que esse é só mais um critério de posicionamento das centenas que existem e que nós conhecemos. Fique atento às atualizações e sempre pense na experiência que seu visitante terá ao acessar seu site. O futuro é ainda mais mobile.

Fonte: Conversion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.